segunda-feira, 8 de abril de 2013

CASAMENTO – VESTIDOS DE NOIVA, EVOLUÇÃO E HISTÓRIA


Em Portugal existem muitas vilas que têm como Sto. Padroeiro, ou como nome Sto. António, incluindo Lisboa e sim, também aqui e creio que em todo o Mundo, o Sto. António é o Santo Padroeiro dos casamentos.
Agora, quanto àquilo que é a nossa paixão, o Casamento, os Vestidos e as Tradições, temos muito para lhe informar.
Comecemos por algumas tradições. Durante muitos anos, as noivas não se casavam de branco. Tecidos brancos e bordados eram sinónimo de riqueza e apenas algumas classes incluíam o branco puro, como hoje conhecemos, no seu vestuário, sendo, normalmente, o cru e o castanho e até mesmo o preto, a escolha para os vestidos de noivadurante muitos séculos., bem como os tons pastel.
clip_image002
Mas comecemos pelo início. Durante a antiguidade clássica (Egipto, Grécia e Roma), apenas os nobres perdiam tempo com o casamento. Geralmente as classes sociais mais baixas, apenas se juntavam e constituíam família, por vezes, com um jantar para sinalizar o acto. No entanto, as classes sociais mais altas, faziam do casamentofestas para toda a cidade, decretando feriados e organizando festividades que duravam vários dias e estes, Egípcios, Gregos e Romanos, usavam o branco como sinal de riqueza, pelo que, também osvestidosnoiva eram brancos, do mais branco que pudesse ser e nunca mais voltavam a ser usados. de
Quando a cultura Judaico-cristã, começou a ganhar força na sociedade, tudo o que vinha destes povos, foi considerado impuro e impróprio e assim, os vestidos leves, muito elaborados e brancos, foram banidos e ficaram reservados à celebração de alguns actos pagãos. Essa é a razão pela qual as Fadas, as Deusas e as Feiticeiras continuam a ser representadas com vestidos linha império de tecidos leves e cores claras, até aos nossos dias.
clip_image004
Nos primeiros tempos cristãos, podemos encontrar relatos de alguns casamentos, como na bíblia e estes tinham as mesmas tradições da religião que derivaram, ou seja a Judaica, que por sua vez, sofria influências das tradições do médio oriente (Pérsia/Bizantina), levadas para a Europa e para o Norte de África por Alexandre o Grande, como por exemplo a utilização dovéumantilha no vestuário corrente das mulheres. ou da
Com a queda do Império Romano, as atenções culturais do ocidente passaram a ter como referência o padrão de elegância proposto pela corte bizantina. Nessa altura, as noivasfloresperfumadas. casavam-se vestidas de seda vermelha bordada em ouro e traziam no cabelo tranças feitas com fios dourados, pedras preciosas e
Durante a Idade Média, a cristianização do ocidente trouxe novos costumes matrimoniais. A coroação de Carlos Magno, no ano 800 DC tornou o casamento um sacramento religioso, com forte carga social e simbólica, carga esta, que em grande parte perdura até os nossos dias.
clip_image006
vestido de noiva surgiu neste período com a função específica de apresentar para a comunidade as posses da família da mulher. Tinha como simbologia, o poder e o seu estatuto social, assim, a noiva era apresentada com um vestido vermelho ricamente bordado e sobre a cabeça um véu branco bordado com fios dourados. O vermelho representava a capacidade da noiva de gerar sangue novo e continuar a estirpe. O véubranco falava da sua castidade. (Esta é a razão pela qual na colecção de 2008, fizemos três vestidos vermelhos, foi uma forma de voltar a antigos costumes)
casamento cristão, que teve início na Idade Média, era uma cerimónia pública e acontecia na igreja por este ser o espaço mais público desta época. A tradição dacerimónia religiosa de casamento, que vivemos hoje, tem aí sua origem.
A união dos cônjuges das famílias humildes deste período, celebrava-se com um festejo popular, no centro da comunidade, num domingo de santo, sendo o Santo António o mais escolhido, pois é o que abençoa e protege as uniões sem dote, mas que eram consideradas importantes para a fertilização dos campos e lavoura. Por essa razão, as celebrações tomavam lugar em Maio, no início da colheita e representava a fertilidade da terra e a abundância na casa do homem do campo. Nascendo assim a tradição da Noiva de Maio
casamentos noivas vestidos e sapatos de Cristina Lopes    N8 1 CL DSC_0642 b
Na Burguesia, as famílias uniam-se para conservação de património, mas representavam esta união através do símbolo da fertilidade dos campos, ou seja, o verde, o verde dos prados, das cearas, dos milheirais, dos pomares.
clip_image010
No final do Renascimento, o código de elegância barroca foi determinado p ela CortCatólica de Espanha onde se estabeleceu o preto como a cor correcta a ser usada publicamente como demonstração da índole religiosa de qualquer pessoa. Esta cor era aceite como adequada, também para osvestidos de noiva, deixando resquícios desta tradição em alguns dos trajes de casamento portugueses como é o caso das Noivas do Minhovestido branco para a noiva, surgiu como novo padrão de elegância.
A primeira noiva a vestir-se de branco foi Maria de Médici (e não a Rainha Vitória, como erradamente quase todos proclamam) ao casar-se com Henrique IV, herdeiro da coroa francesa. Maria, princesa italiana, mesmo sendo católica não comungava da estética religiosa espanhola e por isso, utilizou um vestido em brocado branco como prova da exuberância das cortes italianas. O vestido trazia um decote quadrado com o colo à mostra, o que causou grande escândalo perante o clero, mas Michelangelo Buonarote, o grande artista do Renascimento, descreveu o vestido, como uma rica veste branca, ornada em ouro, que mostrava o candor virginal da noiva, então com catorze anos.
The wedding of Marie de'Medici  180px-Peter_Paul_Rubens_052
No período Rococó, as noivas casavam-se vestidas com tecidos brilhantes, bordados com pedrarias, com folhos de renda nas mangas e decotes, sendo as cores preferidas os tons pastel, na maioria das vezes com motivos florais, sendo as mais comuns o Lilás, a cor de Pêssego e o verde Malva. Este hábito era seguido tanto pelas jovens da aristocracia, como pelas noivas pobres.
A Revolução Francesa aboliu o padrão de elegância luxuoso, próprio da aristocracia, que existia desde a Idade Média e substituiu-o por um padrão mais discreto, puritano e burguês de origem inglês. Este padrão valorizou a pureza de carácter como a maior qualidade da noiva, projectou sobre ela a cor branca como símbolo da sua inocência virginal. Acrescentou-se a este traje um véu branco e transparente como símbolo da sua castidade, preso à cabeça por uma grinalda de flores de cera representando esta sua qualidade como condição natural de toda jovem de família. Neste momento é introduzido o uso do linho, da lã e de tecidos opacos como adequados para o vestido de noiva.
casamentos noivas vestidos e sapatos de Cristina Lopes     N9 1 CL 022  TulleFloresG SI
O governo de Napoleão também comungou deste ideal de simplicidade feminina, divulgando o estilo Império como um retorno à simplicidade da mulher grega. Napoleão decretou como idade legal para o casamento dezoito anos para as mulheres e vinte e um para os rapazes. O decreto teve origem na necessidade de manter os jovens de menor idade nas fileiras de seus exércitos. Foi a partir de então que se tornou obrigatória à celebração da cerimónia civil do matrimónio, quando todos os casamentos deveriam ser registados em cartório público. A partir da Revolução Francesa, o traje nupcial passou a ser branco e as variações que se têm dado, recaem normalmente na volumetria, que variam de acordo com as modas correntes. Apesar de tudo, o traje nupcial continua a obedecer à função de ser o mais luxuoso que uma mulher usa, antes de se tornar uma senhora casada.
Casamentos Noivas Vestidos e Sapatos de CRISTINA LOPES - Criadora de Moda CIMG2562
Em 1854, o papa Pio IX proclamou que as noivas deveriam demonstrar através do traje branco a Imaculada Concepção. Este decreto papal estabeleceu para a noiva do Romantismo um padrão católico que se estende até os nossos dias no imaginário popular delegando à virgindade um factor obrigatório para a noiva. As mulheres deste período, acabaram por acrescentar ao vestidoacessório para a mão, que podia ser um terço ou um pequeno missal porque, além de casta ela devia ser também religiosa. A partir da segunda metade do século XIX, o Iluminismo transferiu para o branco a ideia de luz e de abundância, o branco como claridade e como a soma de todas as cores. 
casamentos noivas vestidos e sapatos de Cristina Lopes     N8 1 CL DSC_0554 Cortada
O branco continuou a representar a pureza e a castidade. Mais tarde a flor de laranjeira foi ficando cada vez mais popular, como antigo símbolo de fertilidade. Estes dois acessóriosacabaram por se unir e surgiu assim o ramo de flores, ou bouquet, tendo sido a Princesa Sissi, uma das primeiras a iniciar a moda, ao levar um ramo com rosas naturais, no seu casamento.
casamentos noivas vestidos e sapatos de Cristina Lopes   N4 1 CL  18pCMYK
Nos dias de hoje, o vestido de noiva, é opção de cada uma das mulheres. Apesar de atender a alguns parâmetros da moda, não existe nenhum obstáculo, para a apresentação do mesmo, sendo o limite a imaginação do criador e da noiva.
Espero que, tal como a muitas noivas que já atendi, isto sirva de inspiração, para acriação de um fato que seja só seu.
medium_122167629447
Por:Myh*






Nenhum comentário: